A Bahia registrou um avanço significativo na segurança pública em 2025. De acordo com dados da Polícia Civil, 95 cidades baianas não tiveram registros de mortes violentas, homicídios, feminicídios, latrocínios ou lesões corporais dolosas seguidas de morte entre janeiro e o início de outubro deste ano.
O levantamento aponta que, no acumulado do período, o estado apresenta uma redução de 8,9% nas mortes violentas, em comparação com o mesmo intervalo de 2024.
As ações preventivas e de inteligência das forças estaduais, federais e municipais têm sido intensificadas em todo o território baiano, contribuindo para o resultado positivo.
Entre os municípios que não registraram nenhum caso estão Abaíra, Varzedo, Érico Cardoso, Vereda, Wagner, Boninal, Belo Campo, Caetanos, Canápolis, Cipó, Floresta Azul, Igaporã, Ibititá, Nova Canaã, Palmeiras, Pau Brasil, Piritiba, Teolândia, Boa Vista do Tupim, Várzea Nova, entre outros.
O resultado é considerado um reflexo do reforço nas operações integradas de segurança, do uso de tecnologia na investigação criminal e do aumento do policiamento ostensivo em áreas urbanas e rurais.
A tendência de redução também acompanha o movimento nacional de queda nos índices de homicídio, observada em diferentes estados brasileiros ao longo de 2025.
Jornal da Chapada
Fonte: Jornal da Chapada
Link Original: Read More
